Seios doloridos, corpo inchado, irritação e/ou sensibilidade a flor da pele. Esses são alguns dos sintomas que muitas mulheres tem uma vez ao mês na famosa TPM, não é? Somando a esse desconforto chegam as contrações no útero e aí o jeito é correr pra baixo das cobertas com a famosa bolsa de água quente e mesmo assim não é fácil. Sim, as famosas cólicas também se unem aos sintomas levando qualquer uma à loucura.
Pois não é pra menos, uma vez que esse desconforto abdominal é uma forma que o seu útero encontrou de facilitar a chegada do ciclo menstrual, que é quando o útero se prepara para expelir a preparação que tinha feito para uma gravidez que não chegou a acontecer (ouço suspiros aliviados agora, não?).

STELA WOO/METRÓPOLES
A dor faz parte do processo de ser mulher, mas não precisa tomar conta dele todos os meses. Então, trazemos agora algumas soluções da vovó que podem ajudar na hora que a cólica apertar.
Remédios naturais para cólica menstrual
Responsáveis por aumentar o fluxo sanguíneo e relaxar o músculo, chás são ótimas escolhas na hora da dor.
Com a cólica pela manhã: uma ótima dica de chá é o de hortelã, porque além de relaxante muscular, ele ajuda na dor nas costas, pescoço e cabeça, trazendo mais disposição para o dia que se inicia.
Se a cólica apertar na hora de dormir: nada como um banho quente, uma meia nos pés, a bolsa de água quente na barriga e um cházinho de camomila e lavanda na cama. Como ambos são chás calmantes, vão ajudar seu corpo a relaxar na hora de dormir.
Agora, se a intenção é ajudar o útero com as contrações: um chá de canela e gengibre é ótimo. Ambos são termogênicos e auxiliam a fluidez do ciclo, chegando até a antecipar a menstruação por algumas horas (chegando a um dia), trazendo aquele alívio imediato de que o útero não preciso mais se contrair (só um pouco mais, às vezes).
BÔNUS: Lave uma cebola e coloque as cascas para ferver por 10 minutos. Depois é só coar e tomar. Não, o gosto da cebola não fica no chá até porque só foi usada a casca, a água fica um pouquinho amarelada, mas esse chá de casca de cebola é ótimo para o alívio imediato da cólica forte. Esse remédio natural é tão bom que ajuda, inclusive, com a dor da infecção urinária.
Fique atenta a alimentação!
Além de precisar ingerir em maior quantidade alimentos que tem maior poder anti-inflamatório, como banana, beterraba, aveia, couve, salmão e castanha do pará, você não deve ingerir de jeito nenhum alimentos gordurosos quando estiver com cólicas. Esses alimentos aumentam a produção dos hormônios que causam a contração uterina.
Cuide do corpo!
Exercícios leves e água, muita água, podem ajudar também com as cólicas. Ao se manter hidratada o organismo não retém tantos líquidos, portanto, chás e alimentos com alto percentual de água são ótimos para esse período. Os exercícios físicos também vão ajudar porque liberam endorfina, o que ajuda a reduzir as contrações do útero.
Endometriose e médico
Quando a dor é absurda e te pegar toda santa menstruação de todo santo mês, desconfie. Claro que é comum ter cólicas, mas existem dores que passam dos limites e é nessa hora que você deve deixar os cházinhos de lado e buscar ajuda de um médico.
Existe uma série de complicações uterinas que podem levar a essas cólicas muito doloridas na hora da menstruação, então diagnosticar é o primeiro passo e pra isso você precisa de um bom ginecologista. Uma dessas complicações é a endometriose, por exemplo, que atinge cerca de 10 a 15% de mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose.
Ainda com os dados da ABE, cerca de 30% dessas mulheres que tem endometriose têm chances de ficar estéreis, ou seja, um número muito alto para que a busca médica não se faça necessária, não é mesmo?
Então, você camgirl, mulher, mãe, irmã e amiga, fique atenta ao seu ciclo e das mulheres próximas a você, às vezes o que basta é compartilhar uma notícia como essas com aquela sua colega de trabalho que reclama todo mês de cólicas.