Desde que o cinema é cinema, o mundo da prostituição é retratado nas telonas. A profissão mais antiga já motivou muitos roteiristas e diretores do mundo todo a contarem histórias de garotas de programa, acompanhantes de luxo, strippers e camgirls.
São os mais variados enredos. Existem garotas de programas cheias de glamour e outras que vivem na pele, dia-a-dia, as dificuldades da profissão. Mais do que figuras que exploram o corpo no seu trabalho, elas são retratadas como pessoas cheias de história para contar que, muitas vezes, sustentam uma família inteira, e, quase sempre, vivem um verdadeiro drama.
Preparamos uma lista com 10 filmes, entre clássicos e mais atuais, que mostram diferentes histórias dessa profissão. Agora é só preparar a pipoca!
Filmes sobre acompanhantes
A Acompanhante
Desesperado por uma boa história, uma jornalista viciada em sexo se lança no mundo das acompanhantes de alta classe. Mesmo utilizando diversos clichês que os filmes do gênero apresentam, a abordagem do filme A Acompanhante é um pouco diferente e traz diálogos que tratam de assuntos diferentes como vício em sexo, prostituição e bullying.
Jovem e Bela
Depois de viver a sua primeira experiência sexual, a jovem Isabelle começa a explorar a sua sexualidade e a ganhar dinheiro com isso. Suas experiências são relatadas ao longo do filme, retratando seus altos e baixos como prostituta de luxo.
Gigolô Americano
Em Gigolô Americano, Julian Kaye é um dos acompanhantes mais bem pagos de Beverly Hills, pois atende as mulheres mais ricas, solitárias e diferentes dos padrões de beleza. Essa trama é importante para mostrar de forma descontraída de que mulheres também buscam por acompanhantes e que essa opção existe.
Bruna Surfistinha
O filme é baseado no livro O Doce Veneno do Escorpião: o Diário de uma Garota de Programa, que conta a história real de Raquel Pacheco, uma mulher que fugiu de casa aos 17 anos para virar garota de programa. Adotando o nome de Bruna Surfistinha, atendeu homens e mulheres de diversos tipos e classes. Bruna ficou famosa por escrever suas histórias, experiências e fetiches em um blog. Ela conta que usava a profissão também para satisfazer seus desejos pessoas.
Uma Linda Mulher

Cena do clássico “Uma linda mulher” | Referência: Google – Divulgação do Filme
Um clássico que você já deve ter assistido pelo menos uma vez na vida. Pretty Woman conta a história de uma acompanhante de Hollywood que é contratada por um homem rico, Edward Lewis. Vivian Ward, a prostituta, é contrata para passar uma semana com o empresário e sua função é mais voltada para as aparências, sendo uma acompanhante em eventos sociais e empresariais.
Sonhos Roubados
Três adolescentes de uma comunidade do Rio de Janeiro se prostituem para conseguir alcançar seus sonhos ou ajudar com as despesas de casa, cada uma com suas razões. Entretanto, todas com a profissão em comum. O filme ilustra essa trajetória e mostra que essa foi a opção que as jovens encontraram para sobreviver e tentar sair da realidade daquele momento.
Moulin Rouge
Um poeta se muda para Paris e descobre um mundo novo graças aos seus amigos. Eles vão frequentemente ao Moulin Rouge, um bordel com tudo liberado. O personagem se apaixona por uma das acompanhantes do local. A trama se passa em 1899.
Bonequinha de Luxo
Outro clássico da lista é o filme Bonequinha de Luxo. A personagem sonha em ser uma atriz e se casar com um homem muito rico, entretanto busca esse sonho enquanto é uma acompanhante de luxo. Uma das características do filme é que ao mesmo tempo em que a personagem vive a profissão, ela também demonstra inocência.
Confissões de uma Garota de Programa
Esse não é um filme tradicional. O elenco não é formado por atores – a protagonista, por exemplo, é uma conhecida atriz pornô que usa o pseudônimo de Sasha Grey. No longa, ela vive uma prostituta que atua mais como uma namorada: sexo é mais um serviço oferecido pela jovem Chelsea, que também sai com os clientes socialmente e ouve seus lamentos.
A Bela da Tarde
Entediada com sua vida comum, cheia de desejos ocultos revelados em sonhos, mulher casada passa a frequentar um bordel, sempre à tarde, e se vê entre diferentes homens e fetiches. É o filme mais lembrado de Luis Buñuel.