O ano é 2021, coronavírus continua ativo e em índices crescentes, o Brasil ainda não tem vacinas suficientes e não vemos uma luz no fim do túnel para quando essa situação vai acabar. Em março completamos um ano de quarentena, muita coisa aconteceu, muita coisa mudou, mas tem uma coisa em comum acontecendo com grande parte da população no mundo todo: estamos tendo dificuldade em organizar nossos sentimentos e pensamentos.
Sim, esse sintoma de desânimo e falta de esperança é generalizado e, diante de todo esse cenário de incertezas, não é incomum se sentir assim de vez em quando. Agora, o que não podemos deixar é que esse sentimento tome conte de nossas vidas e acabe prejudicando nosso dia a dia, seja dentro de casa com a família, seja dentro de nossos empregos, universidades ou até mesmo no CameraHot.
Se sentir triste de vez em quando é normal, faz parte do ser humano. Agora, se sentir triste o tempo todo não é normal e precisamos refletir sobre isso e encontrar saídas, afinal, cuidar da saúde mental é tão importante quanto escovar os dentes após as refeições.
Sabemos da dificuldade que é não se deixar levar diariamente por esses sentimentos e sabemos também que não existem fórmulas prontas para lidar com toda essa dor, cada pessoa aqui é diferente e uma coisa que pode funcionar pra mim, pode não funcionar para você.
Porém, existe um mundo inteiro e uma série de alternativas que você pode pesquisar e descobrir serem válidas para te ajudar a organizar melhor todos esses pensamentos e sentimentos, dando um up na sua vida e no seu dia a dia.
Nesse artigo, vamos trazer algumas dicas práticas de como levantar da cama e seguir em frente, mesmo diante desse cenário não tão positivo. Mesmo assim, deixamos claro já de início que, se esses sentimentos que você tem sentido estão fazendo parte da sua rotina, o ideal é procurar ajuda de um profissional especializado.
Entendendo os motivos do desânimo
Como citamos acima, muita coisa mudou no último ano e não tivemos tempo para nos preparar, cada dia recebemos uma notícia nova, seja ela boa ou ruim, e precisamos aprender a lidar com ela, e isso causa todo um estresse hormonal em nossos corpos.
Você sabia que quando recebemos algo novo, os níveis de cortisol (hormônio do sistema nervoso) aumentam em nosso corpo, uma reação natural como forma de se proteger do desconhecido. Imagine só, você está em uma rua escura sozinha, como não sabe o que está a frente e o que a espera, o cortisol aumenta em seu corpo te deixando mais atenta ou alerta a qualquer barulho, cheiro ou coisa que possa enxergar, isso é chamado de estado de estresse.
Por conta de todas essas mudanças que passamos no último ano, nosso corpo está em constante estado de alerta, tornando-se mais sensível a qualquer coisa. Por isso, entender os motivos do que está te deixando mais pra baixo é muito importante, uma vez que o desânimo não é somente uma reação física do corpo, mas também todo o acúmulo de carga mental em nosso dia a dia.
Dicas práticas para lidar com o desânimo
Escreva
Uma forma de visualizar tudo que está causando essas mudanças de humor é escrevê-las. Seja através de um inforgráfico, uma série de tópicos, desenhos ou palavras soltas, anotar todas as coisas que mudaram na sua vida e são responsáveis por esse estresse, pode te fazer enxergar melhor onde está a causa dos problemas e como resolvê-los, afinal, não temos como resolver uma coisa que está perdida em nossas cabeças. Materializar esses problemas num papel então pode vir a ajudar.
Entender então a origem dos problemas é o primeiro passo para encontrar solução a eles. Torne-os palpáveis, dar uma cara para cada um dos problemas vai te ajudar a ver o tamanho de cada um, uma vez que a mente aumenta muito mais a intensidade.
Medite
Às vezes, o problema do desânimo ou dessa tristeza diária é que não conseguimos focar nossos pensamentos em outras coisas que não aqueles problemas que estão nos infligindo. Para isso, nada melhor como encontrar a melhor forma de meditação, aquela que você consiga focar e se deixar guiar.
Existe diversas maneiras de meditação, seja através de aplicativos que te ensinam sequências de respiração, meditação guiada na qual uma pessoa vai direcionando seus pensamentos, meditação theta waves que são músicas com uma frequência sonora específica e por aí vai.
A meditação, basicamente, funciona como uma forma de direcionar o seu foco, ou seja, desligar seus pensamentos daquele determinado problema e vivenciar um momento de calmaria em conjunto com a sua respiração, por isso ela pode ser uma grande aliada de quem se encontra tão desanimada.
Existem vários canais no Youtube e aplicativos que você pode baixar no seu celular que vão te guiar nessa jornada pela meditação. Descura qual o tipo de meditação é a ideal para você!
Reprograme sua mente
As palavras têm poder e são capazes de inspirar ou depreciar uma pessoa.
Por melhor que seja sua autoestima, por mais segura que você seja em relação a sua aparência, se você escuta somente coisas negativas em relação a sua aparência, principalmente de quem se é próximo, isso ficará marcado em sua mente e você vai passar a acreditar nisso que dizem. O que você fala sobre os problemas ou o que fala sobre você, inconscientemente também vai afetar seu comportamento e a forma com que se vê diariamente.
Sim, é aquela máxima, de tanto apanhar o cachorro ficou agressivo e toda vez que erguem a mão pra ele, mesmo que pra fazer carinho, ele vai associar com a agressão e morder. As palavras funcionam dessa mesma maneira conosco e mudar o significado delas é muito importante quando se está passando por um momento desses.
Nessas horas, o melhor mesmo é reprogramar sua mente com frases positivas e de apoio, frases que te façam levantar da cama e continuar em frente. Não se prenda ao que é negativo e, por mais que seja “mentira” todo esse sentimento de que está tudo bem, continue falando com seu cérebro, continue dando conselhos positivos, tire a negatividade.
Todo hábito leva 21 dias para se tornar natural. Ir para a academia nos primeiros dias é horrível, mas depois acostuma. A mesma coisa acontece quando você se olha no espelho e fala coisas positivas e que vão te levar para frente, no início nem você vai acreditar, mas com o hábito vem a crença. Substitua a negatividade e todos os pensamentos disfuncionais por coisas positivas.
Se conecte à natureza e aos animais
Se tem algo que inspira mais vida e vontade de viver é a natureza e os animais. Fugir para uma praia mais deserta ou então para o meio do mato para uns dias, colocar os pés na terra e sentir o cheio de grama molhada, sentir a energia que emana da plantas e bichos é uma ótima forma de voltar a se conectar consigo mesmo.
Estudos conduzidos pela Universidade de Chiba e na Escola Médica Nippon, em Tóquio, comprovam que ter maior contato com a natureza, seja através de algumas plantas em sua casa ou em alguma viagem, diminuem a ansiedade e o estresse, uma vez que diminuem a pressão arterial e a frequência cardíaca, além de fortalecer o sistema imunológico. No Japão, por exemplo, eles tem a técnica batizada de Shinrin-yoku (“banho de floresta”), que nada mais é que abrir mão de algumas horas diárias para ficar em contato direto com a natureza.
Não é a toa que muitas culturas e religiões cultuam a natureza e seus elementos, vendo a poesia que existe em cada um deles também. Afinal, você já parou pra pensar que aquela chuva chata que te faz pegar o guarda chuva e molhar o tênis é a mesma que é responsável por alimentar o solo para que a vida de plantas e árvores sejam geradas?!!
E os rios que nunca param de correr? Independente de todas as pedras, matos e lixos em seu caminho, a água do rio segue sempre em frente até terminar em uma cachoeira, uma grande queda d’água que cai com toda a sua força e depois continua a seguir seu caminho.
Existe uma poesia em todos os elementos da natureza e, mais do que isso, existe todo um momento de contemplação do que é diferente, contemplação da vida, o que nos faz também esquecer um pouco dos nossos problemas, por isso no Japão e outros lugares do mundo a prática é tão valorizada.
Busque sua fé e espiritualidade
Independente da sua crença, se você tem fé em algo ou alguma religião, se é mais ligada à espiritualidade ou se considera espiritualista, essa é a hora de voltar seus olhos a isso e se apoiar nesse rede de apoio. A fé, independente no que, é algo que nos faz mover pra frente, que nos faz ter esperança, que nos tira um pouco o ego e nos faz ver o outro.
É responsável também pela coletividade, por criar espaços no qual você se encontra segura e confortável para professar essa fé e se sentir parte de um todo. Então, aproveite esse grupo e crença que escolheu seguir e se valha desse suporte. Agora, se o local que você frequenta de alguma maneira não está lhe fazendo bem, está na hora de procurar outro 😉
Por fim, se você é agnóstica ou ateia, não tem problema nenhum! Cada um encontra nas teorias, sejam religiosas ou que contradigam isso, uma forma de suporte e de seguir no mundo e está tudo bem… mas aí, no caso, esse tópico não é pra você!
Procure um profissional
Psicólogo, psicanalista, psiquiatra. Quando esse sentimento está muito forte e nenhuma de nossas dicas práticas serviram pra te dar aquele up no dia a dia, talvez esteja na hora de procurar um especialista no qual você possa se sentir confortável e se abrir.
Num primeiro momento, vá a um psicólogo ou psicanalista, afinal, antes de pensar em tratamento com remédios e ansiolíticos, você tem que entender quais são as causas de todo esse sentimento e desânimo. Com o acompanhamento desses profissionais, você terá alguém para te ouvir e também dar alguns conselhos, direcionar sua caminhada em busca de melhorar.
Agora, se depois de algumas consultas com o psicólogo, o sentimento continuar, aí é a hora de pedir pra ele o redirecionamento a um psiquiatra para que o tratamento seja feito em conjunto. Sim, isso é muito importante, psiquiatra nenhum trabalha sozinho e ansiolíticos não funcionam sozinhos se você não fizer também a sua parte, então, continue com as consultas com o psicólogo em conjunto com o psiquiatra e os remédios.
Uma vez que os remédios servem como um paliativo para os sentimentos que está tendo, eles vão mascarar eles na hora, então você poderá focar ainda mais a sua cabeça em encontrar os motivos para o desânimo e também uma maneira de resolvê-los, podendo, aos poucos largar a medicação.
Um detalhe importante: às vezes não é no primeiro, nem no segundo psicólogo que vá se sentir confortável para confrontar seus problemas e se abrir. Cada psicólogo segue uma linha de estudo, seja comportamental, psicanalítica, neuropsicologia e por aí vai, então, se o primeiro não deu certo, tente outro, pesquise as linhas de estudo de cada um e veja qual a que mais se encaixa com o seu perfil, como falei lá no início, somos todas diferentes e o tipo de terapia que funciona para mim, pode não funcionar para você.
–
Essas são algumas dicas práticas que podem te ajudar a levantar e seguir em frente diariamente, mesmo que estejamos vivendo em um momento tão incerto.
Semana que vem voltaremos com a parte dois desse artigo, tratando sobre dicas práticas de saúde e alimentação para que esse sentimento de desânimo não volte, até porque corpo saudável também é sinônimo de mente sã.